domingo, 27 de fevereiro de 2011

A Escola ensina errado! IV

Eu sei que vou causar polêmica ao dizer que a Escola ensina errado. Preciso esclarecer algumas coisas.

Quando eu falo de Escola. Não falo de uma escola em específico. Não falo de um professor em específico. Não falo de uma disciplina. Falo da ESCOLA! Da Instituição. Falo de um Sistema Educativo montado pelo Estado, de forma histórica e contextualizada.

Essa ESCOLA é composta pelos seus profissionais. Pelas Instituições de Formação Docente. Pelos governos Federal, Estadual e Municipal. Pelos Gestores públicos e privados. Pelas pesquisas e pesquisadores educacionais. Pelo Conhecimento socialmente elaborado ao longo da história. Pelo fazer mesmo, cotidiano, de cada estabelecimento de ensino. Pelos alunos. Pelas famílias. Pela comunidade. Pela Cultura. Por toda a sociedade. Por tudo o mais que possa interferir na Instituição Escola.

Falo de seu produto. A Escola está produzindo analfabetos funcionais. Nas avaliações externas o resultado é sofrível. Os níveis de evasão e repetência são altíssimos! A Escola brasileira não é uma Escola de qualidade.

O que pretendo quando digo que a Escola ensina errado, não é desancar a instituição. Pelo contrário, quero fomentar o debate. Quero contribuir com uma reflexão do fazer pedagógico. Há muita coisa boa sendo feita no interior das escolas, por profissionais comprometidos, que não são ouvidos. Acho que um dos motivos porque a escola ensina errado é porque quem pensa e gerencia a escola não entende nada do fazer pedagógico. Pensa que para uma Escola existir basta uma sala de aula e um giz. Por isso que se constrói escolas sem espaços para outras atividades. Escolas precisam de biblioteca, sala de vídeo, pátio coberto, auditório, sala de reuniões, depósito de materiais pedagógicos, locais amplos para arquivar documentos, muito mais espaço do que as escola atuais contam hoje em dia.

Pela precariedade e pelas péssimas condições atuais em que são submetidos seus profissionais a escola acaba ensinando errado.

A Escola ensina errado! III

Aprendi a ler e a escrever. Faço uso da leitura e da escrita. Ler, eu até leio muito, agora escrever, eu escrevo pouco. Por quê? Porque a escola não me ensinou a escrever.

A escrita da escola é cicunscrita a apenas a seus próprios exercícios. O ensino de Língua Portuguesa se baseia apenas de se saber uma gramática, ou melhor, um recorte da gramática descontextualizada.

O que se escreve? Para quem se escreve? Por quais motivos? Quais são os portadores de textos? São as perguntas que não se fazem na escola.

Sabe porque eu falo que a escola ensina errado? É porque se você pedir a um aluno para reler o que ele mesmo escreveu, ele se recusará. Virá com uma pergunta desconcertante: "Para quê?" Em sua trajetória escolar ele nunca precisou corrigir o próprio texto, isso nunca lhe foi solicitado.

A escola ensina errado quando solicita para o aluno fazer trabalhos em suas diversas disciplinas e o professor que os recebe não os lê. Simplesmente dá um risco de alto a baixo significando que "passou o olho". Avalia a capa, a aparência do trabalho e dá a nota por isso. Se o trabalho tiver a "aparência" de limpo e mais ou menos no formato esperado, recebe uma boa nota. Do contrário, recebe uma nota menor.

Assim, acabou de ensinar ao aluno que não é necessário ler o que se escreve. O aluno aprende que escrever é apenas copiar palavras e frases fora do contexto, no final basta dar uma boa aparência na capa para receber uma boa nota. A escola assim, ensina errado.

Ultimamente, os alunos não se dão ao luxo nem de dar uma boa roupagem ao trabalho. Já arrancam folhas do próprio caderno, com rebarba e tudo, grampeiam e entregam ao professor. Este aceita, passivamente o trabalho. Ensinou errado!

Não dá para culpar os alunos. Eles estão aprendendo, errado!

O problema é quando aparece na frente desses alunos alguns poucos profissionais comprometidos que querem fazer um bom trabalho. Não vão encontrar nos alunos uma boa receptividade. Vão sempre dizer a ele: "para quê isso?" Professor, a culpa não é deles, seus professores anteriores o ensinaram a agir assim.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Escola ensina errado! II

A Escola ensina errado. Essa afirmação pode trazer polêmica e raiva contra a minha pessoa. Mas, é o que eu penso. Sou Pedagogo, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalho em escola pública desde o ano de 1995, ou seja, tenho 15 anos de experiência.

Escolhi trabalhar em escola porque gostei de minha trajetória escolar enquanto aluno do Fundamental ao Médio. Fiz o Ensino Médio duas vezes (Contabilidade e Magistério). Lembro-me que quando estudava nos anos iniciais eu refletia sobre o que significava a escola, o que era e o que fazia. Lembro-me muito bem de prestar atenção ao que as professoras falavam entre si sobre o processo de alfabetização. Antes que eu fosse à escola fui apresentado à leitura através de meus tios que liam revistinhas em quadrinhos para mim, em casa. Quando aprendi a ler, eu passei a ler essas revistinhas até a decorar o texto e enjoar deles querendo mais.

Li todos os livros didáticos que tinha dos anos anteriores. Começei a escrever redações e escrever com gosto. Lembro-me de ter participado de um concurso de redação sobre o meio ambiente. Lembro-me de ter perguntado à professora sobre o resultado do concurso. Lembro-me dela não ter resposta para me dar. Lembro-me e agora reflito que a Escola ensina errado quando se produz para nada. Quando se escreve uma redação e ela cai num limbo. Pode até ter uma motivação inicial mas, depois, não há uma continuidade. A Escola ensina errado quando não dá continuidade em nada. De uma atividade pula-se para outra e para outra e outra. Uma atividade não complementa a anterior, não retoma, não acrescenta ou muito menos conclui. A Escola ensina errado! Vou desenvolver melhor a ideia nos próximos posts.

Breno José de Araújo
Ibirité - Minas Gerais

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Escola ensina errado!

Engana-se quem pensa que os alunos não aprendem nada na escola. Engana-se quem pensa que a escola não está ensinando. Engana-se quem pensa que os alunos não absorvem contéudos na escola.

Os alunos aprendem sim! Eles aprendem sim o que a escola ensina.

O problema é que a escola ensina errado!

Os alunos conseguem chegar até ao nono ano ou ao terceiro ano do ensino médio sem saber escrever direito, sem saber normas gramaticais, sem saber escrever um texto intelegível.

Por que? Porque a Escola ensinou isso a eles. A Escola ensinou a eles que não precisam ler seus próprios textos. Ensinou a copiar, por copiar. Ensinou a não ouvir as pessoas. Ensinou a serem individualistas. Ensinou a desconsiderar as pessoas.

Não adianta por a culpa nos alunos. Foi a escola que ensinou isso.

Desenvolverei melhor essa ideia no próximo post.

Breno José de Araújo