terça-feira, 16 de fevereiro de 2016
terça-feira, 19 de maio de 2015
Pesquisa sobre Metas de Realização, o uso de estratégias de aprendizagem e a percepção do ambiente de aprendizagem por parte de alunos de cursos superiores
Prezado (a) Aluno (a):
Meu nome é Breno José de Araújo, sou pedagogo, formado pela
Faculdade de Educação da UFMG, trabalho como orientador educacional em escola
municipal de Ensino Fundamental, estou
terminando meu curso de pós-graduação: Especialização
em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná –
UNOPAR. Preciso apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com o tema:
As metas de realização, o uso de estratégias de aprendizagem e a percepção do
ambiente de aprendizagem por parte de alunos de cursos superiores. Para tanto
preciso da sua colaboração para responder ao questionário abaixo.
Este questionário tem como objetivo analisar a forma como
você aprende, como estuda e como se sente em relação ao estudo e à
aprendizagem. Leia com atenção todas as afirmativas e marque o número
correspondente ao seu comportamento habitual, sendo 1 nada característico em
você (nunca acontece dessa forma) até 5 totalmente característico em você
(sempre acontece dessa forma). As posições intermediárias ( 2,3 e 4 )
representam graus entre estes dois extremos. Não existem respostas certas ou
erradas, apenas queremos saber como acontece com você. Ressaltamos que suas
respostas são totalmente confidenciais. Ibirité, 18 de maio de 2015.
Obrigado pela colaboração!
CURSO:____________________________________________________________SEMESTRE_____________
Turno:___________
INSTITUIÇÃO:______________________________________________________________CIDADE/ESTADO:__________________
DATA ____/____/ 2015.
IDADE:___________
SEXO______________ TRABALHA:__________________
1
|
Consigo distinguir a informação mais
importante da menos importante nas explicações do professor.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
2
|
Acho difícil cumprir um horário de estudo.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
3
|
Depois da aula, revejo os meus
apontamentos/ anotações para relembrar a matéria.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
4
|
Não me importa concluir este curso superior,
desde que consiga arranjar emprego.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
5
|
Quando o professor está explicando,
penso em outras coisas, e não o ouço realmente.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
Uso meios auxiliares para estudar,
como grifar as partes mais importantes do texto, escrever palavras-chave ao
lado do parágrafo, fazer resumo.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
7
|
Tento identificar as idéias principais
quando o professor está dando aula.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
8
|
Tenho dificuldade em resumir o que
acabei de ouvir numa aula.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
9
|
Problemas fora da escola (namoro,
conflitos com pais, etc) levam-me a não fazer os trabalhos.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
10
|
Quando estudo, tenho dificuldades em
saber o que fazer para aprender o conteúdo.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
11
|
Aprendo palavras ou idéias novas,
imaginando uma situação na qual elas aparecem.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
12
|
Venho para as aulas sem estar
preparado.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
13
|
Quando estudo para as avaliações,
penso na perguntas que poderão aparecer.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
14
|
Tenho dificuldade em saber como
estudar para as diferentes disciplinas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
15
|
Os apontamentos/ anotações que faço
quando leio os textos de estudo me são úteis quando revejo as matérias destes
textos.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
16
|
As notas/conceitos baixos me
desencorajam.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
17
|
Quando estudo as matérias das aulas
tento pensar em questões que podem aparecer em provas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
18
|
Só estudo quando as provas estão
próximas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
19
|
Reescrevo o que estou lendo com
minhas palavras.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
20
|
Comparo com os colegas os
apontamentos/ anotações que faço nas aulas, para me certificar que os meus
estão corretos.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
21
|
Ao estudar é freqüente me perder em
detalhes e não conseguir lembrar-me das idéias principais.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
22
|
Dou uma olhada geral nos apontamentos
das aulas anteriores antes de cada aula.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
23
|
Tenho os meus trabalhos escolares em
dia.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
24
|
Acho difícil saber o que é importante
recordar de um texto de estudo.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
25
|
Sinto muitas vezes que tenho pouco
controle sobre o que acontece na escola.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
26
|
Paro muitas vezes enquanto estou lendo
e revejo ou penso sobre o que li.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
27
|
Tenho más notas, pois, quando faço
provas, escrevo um trabalho, apercebo-me que não compreendo aquilo que o
professor pretende.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
28
|
Quando estou estudando um assunto
procuro relacionar as idéias de maneira que façam sentido.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
29
|
Procuro acreditar numa desculpa ou
arrumar uma desculpa para não fazer o trabalho de casa ou estudar.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
30
|
Sinto-me confuso e indeciso sobre
quais deveriam ser os meus objetivos acadêmicos.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
31
|
Quando leio tenho dificuldade em
identificar as idéias importantes.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
32
|
Procuro certificar-me que estou
entendendo o que o professor ensina.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
33
|
Procuro certificar-me dos prazos para
entrega dos trabalhos.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
34
|
Por vezes não consigo concentrar-me no
trabalho escolar, porque me sinto inquieto e sem disposição.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
35
|
Tento encontrar ligações entre o que
estou aprendendo com o que já sei.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
36
|
O nível que quero manter ou os
objetivos aos quais me proponho atingir é elevado.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
37
|
Estudo apenas na véspera para quase
todas as provas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
38
|
É difícil estar atento durante as
aulas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
39
|
Mesmo quando as matérias de estudo são
aborrecidas e sem interesse, consigo continuar a trabalhar até acabar.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
40
|
Distraio-me facilmente quando
estou estudando em casa.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
41
|
Tento encontrar ligações entre o
estudo e a minha experiência.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
42
|
Memorizo regras gramaticais, termos
técnicos, fórmulas... sem os compreender.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
43
|
Quando as matérias são difíceis,
desisto de estudar.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
44
|
Faço desenhos e esquemas para me
ajudar a entender o que estou estudando.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
45
|
Detesto a maior parte do trabalho que
se faz nas aulas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
46
|
Tenho dificuldade em compreender
exatamente o que se pretende perguntar com as questões das provas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
47
|
Faço gráficos, diagramas ou quadros
simples para organizar as matérias dadas nas aulas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
48
|
Quando estou fazendo as provas, a
ansiedade atrapalha minha
concentração.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
49
|
Não compreendo alguma matéria, pois
não ouço com atenção.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
50
|
Faço a leitura dos textos de estudo
que os professores recomendam.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
51
|
Sinto pânico quando faço uma prova
importante.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
52
|
Quando decido fazer os trabalhos da
escola ou estudar, reservo um tempo determinado para isso, e cumpro.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
53
|
Já fiz prova e percebei que não era a
mesma matéria que tinha estudado.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
54
|
Estudo muito para tirar uma boa nota,
mesmo que não goste da disciplina.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
55
|
Concentro-me totalmente quando estou
estudando.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
56
|
Quando leio, uso os títulos dos capítulos como guia para encontrar as
idéias principais.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
57
|
Fico tão nervoso e confuso quando faço
provas que as respostas que dou não são melhores que a minha capacidade
permite.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
58
|
Aproveito bem as horas de estudo
depois das aulas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
59
|
Testo-me para ter certeza que sei a
matéria que estudei.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
60
|
Deixo de lado o trabalho escolar mais
do que devia.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
61
|
Tento ver de que forma aquilo que
estou estudando pode aplicar-se à minha vida.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
62
|
A minha imaginação divaga muito quando
estou fazendo os trabalhos escolares.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
63
|
Em minha opinião, não vale a pena
aprender o que é ensinado nas aulas.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
64
|
Quando revejo a matéria da aula, revejo também as atividades
realizadas fora de sala de aula sobre
o assunto.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
65
|
Preferia não estar estudando.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
66
|
Passo tanto tempo com os meus amigos
que o meu estudo para a escola é prejudicado.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
67
|
Tento fazer ligações entre as várias
matérias que estou estudando.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
68
|
Quando começo a fazer uma prova,
sinto-me bastante seguro de que vou sair-me bem.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
69
|
Tenho dificuldade em resumir o que
acabei de ler num texto.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
70
|
Estudo apenas as partes fáceis de uma matéria
considerada difícil.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
71
|
Deixo o tempo passar para realizar um
trabalho.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
72
|
Estudo para aprender.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
73
|
Caso a freqüência não fosse
obrigatório não viria à universidade.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
74
|
Estudo para cumprir uma realização
pessoal.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
75
|
Estudo para agradar aos meus pais.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
76
|
Não sei por que venho à universidade.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
77
|
Eu já tive boas razões para estudar
agora tenho dúvidas sobre continuar.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
78
|
Escolhi estudar e me sinto bastante
motivado a concluir o curso.
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
Assinar:
Postagens (Atom)