terça-feira, 19 de maio de 2015

Pesquisa sobre Metas de Realização, o uso de estratégias de aprendizagem e a percepção do ambiente de aprendizagem por parte de alunos de cursos superiores

Prezado (a) Aluno (a):
Meu nome é Breno José de Araújo, sou pedagogo, formado pela Faculdade de Educação da UFMG, trabalho como orientador educacional em escola municipal de Ensino Fundamental,  estou terminando meu curso de pós-graduação:  Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Preciso apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) com o tema: As metas de realização, o uso de estratégias de aprendizagem e a percepção do ambiente de aprendizagem por parte de alunos de cursos superiores. Para tanto preciso da sua colaboração para responder ao questionário abaixo.
Este questionário tem como objetivo analisar a forma como você aprende, como estuda e como se sente em relação ao estudo e à aprendizagem. Leia com atenção todas as afirmativas e marque o número correspondente ao seu comportamento habitual, sendo 1 nada característico em você (nunca acontece dessa forma) até 5 totalmente característico em você (sempre acontece dessa forma). As posições intermediárias ( 2,3 e 4 ) representam graus entre estes dois extremos. Não existem respostas certas ou erradas, apenas queremos saber como acontece com você. Ressaltamos que suas respostas são totalmente confidenciais. Ibirité,  18 de maio de 2015.
Obrigado pela colaboração!
CURSO:____________________________________________________________SEMESTRE_____________ Turno:___________
INSTITUIÇÃO:______________________________________________________________CIDADE/ESTADO:__________________ DATA ____/____/ 2015.    IDADE:___________    SEXO______________ TRABALHA:__________________
1
Consigo distinguir a informação mais importante da menos importante nas explicações do professor.
1
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2
Acho difícil cumprir um horário de estudo.
1
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Depois da aula, revejo os meus apontamentos/ anotações para relembrar a matéria.
1
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4
Não me importa concluir este curso superior, desde que consiga arranjar emprego.
1
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5
Quando o professor está explicando, penso em outras coisas, e não o ouço realmente.
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6
Uso meios auxiliares para estudar, como grifar as partes mais importantes do texto, escrever palavras-chave ao lado do parágrafo, fazer resumo.
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5
7
Tento identificar as idéias principais quando o professor está dando aula.
1
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8
Tenho dificuldade em resumir o que acabei de ouvir numa aula.
1
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9
Problemas fora da escola (namoro, conflitos com pais, etc) levam-me a não fazer os trabalhos.
1
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10
Quando estudo, tenho dificuldades em saber o que fazer para aprender o conteúdo.
1
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11
Aprendo palavras ou idéias novas, imaginando uma situação na qual elas aparecem.
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12
Venho para as aulas sem estar preparado.
1
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13
Quando estudo para as avaliações, penso na perguntas que poderão aparecer.
1
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14
Tenho dificuldade em saber como estudar para as diferentes disciplinas.
1
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15
Os apontamentos/ anotações que faço quando leio os textos de estudo me são úteis quando revejo as matérias destes textos.
1
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16
As notas/conceitos baixos me desencorajam.
1
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5
17
Quando estudo as matérias das aulas tento pensar em questões que podem aparecer em provas.
1
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5
18
Só estudo quando as provas estão próximas.
1
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19
Reescrevo o que estou lendo com minhas  palavras.
1
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20
Comparo com os colegas os apontamentos/ anotações que faço nas aulas, para me certificar que os meus estão corretos.
1
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21
Ao estudar é freqüente me perder em detalhes e não conseguir lembrar-me das idéias principais.
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22
Dou uma olhada geral nos apontamentos das aulas anteriores antes de cada aula.
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23
Tenho os meus trabalhos escolares em dia.
1
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Acho difícil saber o que é importante recordar de um texto de estudo.
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25
Sinto muitas vezes que tenho pouco controle sobre o que acontece na escola.
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Paro muitas vezes enquanto estou lendo e revejo ou penso sobre o que li.
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27
Tenho más notas, pois, quando faço provas, escrevo um trabalho, apercebo-me que não compreendo aquilo que o professor pretende.
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Quando estou estudando um assunto procuro relacionar as idéias de maneira que façam sentido.
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29
Procuro acreditar numa desculpa ou arrumar uma desculpa para não fazer o trabalho de casa ou estudar.
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30
Sinto-me confuso e indeciso sobre quais deveriam ser os meus objetivos acadêmicos.
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31
Quando leio tenho dificuldade em identificar as idéias importantes.
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32
Procuro certificar-me que estou entendendo o que o professor ensina.
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33
Procuro certificar-me dos prazos para entrega dos trabalhos.
1
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34
Por vezes não consigo concentrar-me no trabalho escolar, porque me sinto inquieto e sem disposição.
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35
Tento encontrar ligações entre o que estou aprendendo com o que já sei.
1
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36
O nível que quero manter ou os objetivos aos quais me proponho atingir é elevado.
1
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37
Estudo apenas na véspera para quase todas as provas.
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38
É difícil estar atento durante as aulas.
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39
Mesmo quando as matérias de estudo são aborrecidas e sem interesse, consigo continuar a trabalhar até acabar.
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40
Distraio-me facilmente quando estou  estudando em casa.
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41
Tento encontrar ligações entre o estudo e a minha experiência.
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42
Memorizo regras gramaticais, termos técnicos, fórmulas... sem os compreender.
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43
Quando as matérias são difíceis, desisto de estudar.
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44
Faço desenhos e esquemas para me ajudar a entender o que estou estudando.
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45
Detesto a maior parte do trabalho que se faz nas aulas.
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46
Tenho dificuldade em compreender exatamente o que se pretende perguntar com as questões das provas.
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Faço gráficos, diagramas ou quadros simples para organizar as matérias dadas nas aulas.
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Quando estou fazendo as provas, a ansiedade  atrapalha minha concentração.
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49
Não compreendo alguma matéria, pois não ouço com atenção.
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50
Faço a leitura dos textos de estudo que os professores recomendam.
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51
Sinto pânico quando faço uma prova importante.
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52
Quando decido fazer os trabalhos da escola ou estudar, reservo um tempo determinado para isso, e cumpro.
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Já fiz prova e percebei que não era a mesma matéria que tinha estudado.
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54
Estudo muito para tirar uma boa nota, mesmo que não goste da disciplina.
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55
Concentro-me totalmente quando estou estudando.
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56
Quando leio, uso os títulos  dos capítulos como guia para encontrar as idéias principais.
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57
Fico tão nervoso e confuso quando faço provas que as respostas que dou não são melhores que a minha capacidade permite.
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Aproveito bem as horas de estudo depois das aulas.
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Testo-me para ter certeza que sei a matéria que estudei.
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60
Deixo de lado o trabalho escolar mais do que devia.
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Tento ver de que forma aquilo que estou estudando pode aplicar-se à minha vida.
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A minha imaginação divaga muito quando estou fazendo os trabalhos escolares.
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Em minha opinião, não vale a pena aprender o que é ensinado nas aulas.
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Quando revejo a matéria  da aula, revejo também as atividades realizadas  fora de sala de aula sobre o assunto.
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Preferia não estar estudando.
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Passo tanto tempo com os meus amigos que o meu estudo para a escola é prejudicado.
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Tento fazer ligações entre as várias matérias que estou estudando.
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Quando começo a fazer uma prova, sinto-me bastante seguro de que vou sair-me bem.
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69
Tenho dificuldade em resumir o que acabei de ler num texto.
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70
Estudo apenas as partes fáceis de uma matéria considerada difícil.
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Deixo o tempo passar para realizar um trabalho.
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Estudo para aprender.
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Caso a freqüência não fosse obrigatório não viria à universidade.
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Estudo para cumprir uma realização pessoal.
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Estudo para agradar aos meus pais.
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Não sei por que venho à universidade.
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Eu já tive boas razões para estudar agora tenho dúvidas sobre continuar.
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Escolhi estudar e me sinto bastante motivado a concluir o curso.
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sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Escola: enigma indecifrável!


Escola: um enigma indecifrável!


                          Quero fazer uma declaração de amor: Tenho uma paixão! Domina-me, prende-me, arrasta-me e consome-me. É maior que eu mesmo. Não teve jeito. Por muito tempo eu resisti. Tentei fugir, fazer outra coisa... Mas, não deu. O que eu sou, o que eu tenho. O meu passado e futuro estão atrelados a ela.

                           Amo apaixonadamente a ESCOLA. Não sei viver fora desse ambiente. Não sei fazer outra coisa senão pensar nela, trabalhar e sofrer nela.

                          Ao ingressar-me nesse local, pela primeira vez aos sete anos, lembro-me muito bem desse dia: Observei as paredes, as carteiras, meus colegas, minha professora, meu material escolar, enfim fiquei atento a toda aquela novidade! Nunca gostei tanto de um lugar, como havia gostado daquele. Eu me encontrei!

                         Começou aí a minha paixão e reflexão sobre essa INSTITUIÇÃO, chamada ESCOLA. Estive sempre atento sobre o que as professoras falavam sobre o Conhecimento Escolar, desde os anos iniciais. Com o passar do tempo pude dialogar com os professores e professoras sobre o tema. Alguns professores deixaram suas marcas em mim, imprimiram uma forte conexão e auxiliaram-me a ser o que sou hoje.

                         Não falo aqui da palavra EDUCAÇÃO, falo sim, da palavra ESCOLA. Sobre o que acontece no seu interior, sobre suas relações entre os diversos indivíduos que se interagem nesse espaço.

                          Minha paixão pela Escola me reservou uma decepção, comum às paixões. Eu não passava nos exames seletivos para concursos de vagas seja de CEFET, UNIVERSIDADES OU CONCURSOS PÚBLICOS. Descobri que percorri toda a trajetória escolar com êxito,
mas, não sabia nada. Ou melhor, quando eu precisei daquele conhecimento, não soube aplicá-lo. Ainda hoje, eu não sei. Você não sabe o custo que foi redigir esse texto.

                          Cheguei a uma conclusão, polêmica é claro, alguns dirão: “não é bem assim...” Mas, é o seguinte: “A ESCOLA ENSINA ERRADO!” Engana-se quem pensa que os alunos não aprendem. Engana-se quem pensa que a escola não está ensinando. Engana-se quem pensa que os alunos não absorvem conteúdos. Os alunos realmente aprendem  o que  é ensinado. O problema é que a escola ensina errado!

                          Os alunos conseguem chegar até ao nono ano do ensino fundamental II ou ao terceiro do ensino médio sem saber escrever direito, sem saber usar as normas gramaticais da língua culta. Não escrevem um texto ao menos inteligível. Duvida? Leia as “pérolas do Enem” que circulam livremente na internet, aquilo é verdade, posso comprovar mostrando exemplos de textos que os alunos escrevem para mim.




                          Por que isso acontece? Porque a Escola ensinou. Segundo ela, não é preciso ler os próprios textos que se escreve, copia-se por copiar, não é preciso ouvir os colegas quando estes estão falando. O importante é ficar quieto e não interagir com eles, senão se cria bagunça. Não se presta atenção aos auxiliares de serviços, não se ensina a tratá-los com respeito e educação.
           Não adianta por a culpa nos alunos, são excelentes! Quem ensinou errado foi a escola.

                          Um objetivo educacional presente nos documentos oficiais é: “desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita” e quando a criança já apresenta esse gosto, o que a escola faz? Desenvolve o desgosto.
           Aprendi a ler antes de ir para escola, já escrevia o meu nome e meus tios liam para mim revistinhas em quadrinhos. Como falei, minha paixão pela Escola é de tenra idade. Quando aprendi a escrever, na escola, comecei a escrever com gosto. Lembro-me de ter participado de um concurso de redação sobre o meio ambiente. Lembro-me de ter perguntado à professora sobre o resultado dele. A professora não tinha uma resposta para me dar.

                          A escola peca quando o que se produz de leitura e escrita não tem uma destinação social, não existe o chamado letramento. Pode até ter uma motivação inicial, mas depois não há uma continuidade, pula-se de uma atividade para outra e outra... Uma não complementa a anterior, não retoma, não acrescenta e muito menos conclui.

                          Eu sou um exemplo disso, não sei escrever, ler, eu até leio muito, mas, escrever um texto bom? Que dificuldade!  Dentro dos muros da escola a escrita é circunscrita a apenas resolver os exercícios do livro-texto. O ensino de Língua Portuguesa se baseia num recorte de uma gramática descontextualizada.

                           O que se escreve? Para quem se escreve? Por quais motivos? Quais são os portadores de texto? São perguntas que não se fazem na escola.

                            Porque estou dizendo isso tudo? Porque se você pedir a um aluno do nono ano do ensino fundamental II para reler o que ele mesmo escreveu, ele se recusará. Virá com uma pergunta desconcertante: “para quê?” Em sua trajetória escolar ele nunca precisou corrigir o próprio texto, isso nunca lhe foi solicitado.

                A escola solicita ao aluno fazer trabalhos em suas diversas disciplinas ao longo dos anos do ensino fundamental e médio e os professores que os recebem não os lê. Simplesmente dão um risco de caneta de alto a baixo significando que “passou o olho”. Avalia a capa, a aparência do trabalho e dão a nota por isso. Trabalho com “aparência” de limpo e mais ou menos no formato esperado recebe uma boa nota, se não parecer “apresentável” recebe uma nota menor. Também muito desses professores tem o costume de guardar os trabalhos em sua própria casa e não os devolvem aos alunos, dessa forma acabou-se de ensinar que não é necessário ler o que se escreve  e que escrever é apenas copiar palavras e frases fora do contexto bastando dar uma boa aparência na capa para receber uma nota melhor. Ultimamente, os alunos não se dão ao luxo nem de dar uma roupagem ao trabalho, já arrancam folhas do próprio caderno, com rebarba e tudo, grampeiam e entregam ao professor.


              Quando falo de Escola. Não falo de uma escola em específico. Não falo de um professor em específico. Não falo de uma disciplina em específica. Falo da ESCOLA! Da INSTITUIÇÃO! Falo de um Sistema Educativo montado pelo ESTADO, de forma histórica e contextualizada, que é composta pelos seus profissionais, pelas instituições de formação docente, pelos governos federal, estadual e municipal, pelos gestores públicos e privados, pelas pesquisas e pesquisadores educacionais.
 Estou falando aqui de um Conhecimento Escolar socialmente elaborado ao longo da história, pelo fazer mesmo, cotidiano, de cada estabelecimento de ensino, pelos alunos, famílias, comunidade, cultura. Enfim, por toda a sociedade brasileira e por tudo o mais que possa interferir nessa instituição chamada Escola.

                Falo de seu produto. A escola está produzindo analfabetos funcionais. Nas avaliações externas o resultado é sofrível. Os níveis de evasão e repetência são altíssimos. A escola brasileira não é de qualidade. Segundo o Movimento Todos Pela Educação, a taxa de analfabetismo na faixa etária de 10 a 14 anos é de 2,5% e de 15 anos ou  mais é de 9,7%. Só 26,3% dos alunos que concluem o Ensino Fundamental têm um bom desempenho no SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) Apenas 63,4% dos alunos conseguem concluir o Ensino Fundamental na idade adequada. O IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos anos finais do Ensino Fundamental do Brasil segundo dados do Ministério da Educação do ano de 2009 é 4, quando a média deveria ser 6. Esses dados estão totalmente de acordo com a Escola Municipal do Bairro Jardim das Rosas, local onde trabalho, nela 35,5 % dos alunos foi reprovado em 2010 e nesse ano de 2011 mais de 40% dos alunos perderam médias no primeiro bimestre, 40 % do total dos alunos da escola estão fora da faixa etária adequada para o ano em que estudam,  são também fortíssimos candidatos à reprovação nesse ano e à evasão no ano seguinte.

              O que objetivo  quando digo que a escola ensina errado não é desancar a instituição ou culpabilizar seus profissionais, pelo contrário, quero fomentar o debate, contribuindo com uma reflexão do fazer pedagógico. Há muita coisa boa sendo feita no interior das escolas, por profissionais comprometidos, que não são ouvidos pelos gestores públicos.
Acho que um dos motivos porque a escola é de má qualidade deve-se  ao fato dos gestores públicos não levarem em conta o fazer pedagógico ao construírem uma escola. Pensam que para uma escola existir basta um conjunto sala de aulas e contratar professores.
 Escolas precisam de bibliotecas amplas, de sala de uso multimídias, pátio coberto, auditório, sala de reuniões amplas, depósito de materiais, arquivo morto (procure saber a quantidade de documento que precisa ser arquivado ao longo dos anos). Ou seja, as escolas precisam de muito mais espaço do que os prédios atuais contam.
Pelo exíguo espaço, gera-se nos profissionais um stress muito alto, fazendo com que adoeçam frequentemente. Conheço uma escola que numa sala de aula existem 55 alunos matriculados. A pergunta que não quer calar é: há alguma condição de se ter um trabalho de qualidade num ambiente desses? Pela precariedade e péssimas condições atuais em que são submetidos seus profissionais, a escola acaba ensinando errado.

              Mas, o que digo não é nada novo. Professoras estão conseguindo notoriedade fazendo vídeos que são postos na internet e atingem picos de exibição seja no you-tube ou no twitter. As mazelas da educação brasileira já são por demais conhecidas. Permita-me ir um pouco mais além.
Celestin Freinet, um pedagogo francês,  faz uma dissecação do tema em sua obra PEDAGOGIA DO BOM SENSO, se referindo à escola de seu tempo, mas, oh, é tão atual!

               Freinet comparou o trabalho escolar com o trabalho inútil de um soldado: cinco homens e um cabo, que tinham por missão transportar, para a outra extremidade do pátio, um monte de cascalho incômodo. Certamente, é preciso entrar em ação, e nunca depressa demais, pois a tarefa não é urgente. Um quarto de hora depois, a equipe estava pronta para a obra, se é que no caso se pode falar de equipe e de obra: um soldado empunha os varais do carrinho de mão onde se sentará quando estiver cansado; outro cuida da roda e se sentará em cima dela para manter o equilíbrio. E os homens munidos de pá? Vigiam o sargento e, quando ele olha, opa! Uma pazada de cascalho...
_ “ Saiam daí”, atreve-se a dizer um recruta espertinho. “Eu sozinho faço mais que cinco equipes juntas...”
_ “ Nada disso”. _ respondem os homens experientes. “Não estamos na vida civil e você não é pago por peça. Vai incomodar todo mundo; os colegas que não estão com vontade de trabalhar, o cabo que tem que nos vigiar aqui até a sopa, e o sargento que dirá, muito sério, quando você acabar: “Faça de novo... Ponha de volta o monte de cascalho onde ele estava! Quando você estiver em casa, poderá trabalhar o dobro; aqui é trabalho de soldado. Não tem finalidade nem razão de ser. É feito para aborrecer os militares e fazer acreditar aos contribuintes que na caserna é necessária uma mão-de-obra abundante e especializada.

             Freinet  pergunta “porque é preciso, que lástima! Que a técnica escolar se pareça tantas vezes com esse trabalho de soldado?” A escola luta contra crianças rápidas demais ou conscienciosas demais, contra aquelas que acabam tão depressa os deveres que, decentemente, não se pode obrigá-las a repeti-los.” O que a escola faz então? Dá outra atividade, e outra e mais outra... assim o tempo vai passando. Hoje, com 97,9% das crianças brasileiras atendidas na escola, poucas conseguem acompanhar e entender de fato o que a escola espera delas.


               Desculpe-me se tudo isso que eu digo provoque em você um sentimento de angústia. Não pense que este que vos fala é um profissional esgotado e desiludido com a vida. Já  disse antes, sou um apaixonado pela ESCOLA, não quero demoli-la e não sou um niilista. Acredito que isso tudo precisa ser dito e divulgado. “ A Sabedoria grita nas ruas, faz ouvir a sua voz, nas elevações, ao longo do caminho, nas encruzilhadas das estradas, junto às portas das estradas e nos portões de saída se dirigindo aos que querem ouvi-la” (Livro dos Provérbios).

               Voltando à Freinet: “nosso trabalho nos unirá”. Segundo ele: Os EDUCADORES têm a vantagem insigne de poderem dedicar-se a uma tarefa que a técnica humana ainda não despojou dos seus atributos naturais. A torrente, está lá, diante deles, ribombando e se agitando. E é por lhe opormos diques cedo demais que se imobiliza na planície. Depende apenas de nós vê-la novamente descer os declives e descer com ela, marretando obstáculos a serem derrubados, agarrando-nos por vezes às raízes da escarpa a fim de moderarmos impetuosidades, habituando-nos ao ribombar e ao ritmo das águas que correm, invencíveis, para a fertilidade e a vida.

              As crianças e os adolescentes, de qualquer época, sempre darão trabalho. Eles não têm obrigação de saber nada, quem tem obrigação de ensiná-las é a geração adulta. Isso já dizia Durkheim. Nós somos VELHOS, eles NOVOS. Para nós, é o mesmo... visto e revisto... que novidade tem? Para eles, não. É sempre uma novidade. A cada ano que se inicia mais uma leva de NOVOS se nos apresenta pela frente. De novo? Mas, eu já não falei isso? Sim, você já falou isso, não para esses NOVOS. Para você que é VELHO, está cansado, desanimado, triste.  É deja-vú. Para eles não. Para os NOVOS, tudo é novo para os VELHOS, que somos nós, vem o perigo do imobilismo e do cansaço.

             Um parceirão meu, Roberto Carlos Ramos, Contador de Histórias, que já foi menino de rua, comeu “o pão que o diabo amassou” apresenta uma Pedagogia diferente: a Pedagogia do Amor, para ele um bom professor precisa ter qualidades definidas por três “f” (Força, fôlego e flexibilidade) para poder conduzir uma educação de qualidade. O contraste é o educador que também tem três “f”(fraqueza, fadiga e ferrugem), o eterno pessimista e desiludido com a profissão.

                O educador precisa se renovar constantemente estando aberto às novidades, precisa reinventar-se cotidianamente e não pode abrir mão de algumas coisas importantes. Como o seu próprio saber-fazer. Algumas coisas se renovam, outras permanecem. O educador precisa ter bom senso para saber o momento de conservar e o momento de ousar.

               A Instituição ESCOLA, não muda com a rapidez que a sociedade muda, seus profissionais não se formam na faculdade de licenciatura, como se poderia supor. Eles se formam nos primeiros anos do ensino fundamental, suas práticas como professores são as práticas daqueles professores que lhe marcaram positivamente no seu percurso escolar e com os quais aprenderam alguma coisa. Isso leva um tempo de doze anos. Cada professor ou professora tem o tempo de agora para marcar definitivamente a vida de seu aluno e marcará de uma forma ou de outra, positiva ou negativamente. É RESPONSÁVEL! Ou seja, responderá por isso na eternidade, não dá para se eximir disso.

               O que querem os alunos? Querem um professor que saiba bem o conteúdo que ensina, equilibrado emocionalmente, que não seja tão distante, que  sorria demonstrando carinho e afeto, que os atenda em suas necessidades. Não querem um professor que não se importe com eles, querem um que saiba ouvi-los, não querem um professor que “deixe a banda correr solta”, o professor precisa demonstrar que tem o controle da situação, que puna, mas que puna justamente. Eles querem limites! Autoridade, não autoritarismo. Há um limite tênue entre esses dois conceitos. Querem fazer atividades que façam sentido, que despertem o interesse, que chame a atenção e querem ser valorizados por isso.
 Já ouvi no meu trabalho pelas escolas nas quais passei grupos de alunos dizerem assim “se o professor tal colaborar conosco, nós colaboraremos com ele também”.
 Quando jovem na profissão, eu passei alguns apertos para manter a disciplina em sala de aula. Um dia, um desses alunos me respondeu o que calou fundo no meu íntimo: “O Breno por moral”. É isso, “As ovelhas ouvem a voz do pastor”.

               Para Madre Tereza de Calcutá os melhores professores são as crianças, elas sabem das coisas...
Concluindo, é dentro da própria ESCOLA BRASILEIRA que está a chave de sua transformação.


Texto apresentado num seminário do dia 16 de julho de 2011, do grupo  “Corpo Cidadão.
(Aadaptado em 23/11/2012.)
BRENO JOSÉ DE ARAÚJO
ORIENTADOR EDUCACIONAL
IBIRITÉ, SEXTA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Planejamento Educacional

Planejamento Educacional
“1. Até aqui, mostrávamos como se deve ensinar e aprender mais rapidamente as ciências, as artes e as línguas. A propósito destas coisas, vem-me à mente, e com razão, aquele dito de Sêneca (da Carta 89): «não devemos aprender estas coisas agora, mas devíamos tê-las aprendido» [1]. Sem dúvida, pois não são senão propedêuticas para coisas mais importantes; e, como ele diz: «os nossos trabalhos são rudimentos, e não obras acabadas». Quais são então as obras acabadas? O estudo da sabedoria que nos torne sublimes, fortes e magnânimos, ou seja, aquilo que, até aqui, indicávamos com o nome de moral e de piedade, pois, por meio delas, nos elevamos verdadeiramente acima das outras criaturas e nos aproximamos mais de Deus.”
(DidáticaMagna, Comenius)

A função do planejamento educacional é saber conduzir o ano letivo, coordenar o dia a dia, garantir a execução das grandes metas.
O Planejamento educacional se liga a Objetivos, Prioridades e Estratégias.

Definir Objetivos e Implantá-los
Formalizar um plano anual de trabalho é o primeiro passo.

1º. Diagnóstico
• Analisar intenções e ações desenvolvidas pela escola: preciso, baseado em informações seguras, para identificar problemas e soluções.
2º. Ação
• Nenhuma experiência consegue ser bem sucedida sem muitas reuniões para estabelecer consensos relativos ao uso e manutenção do espaço, do tempo, dos recursos financeiros e didáticos, além de discutir como implementar a interdisciplinaridade, a contextualização e a organização dos conteúdos.
3º. Entrosamento
• É necessário que professores, direção, coordenação, funcionários, pais e alunos comunguem na efetivação do trabalho pedagógico.
• A principal função do planejamento é construir, desestruturar e reconstruir o Projeto Político-Pedagógico da escola.
4º. Questões para o planejamento
• Como inserir novas situações da realidade do estudante nos objetivos da escola e no processo de ensino e aprendizagem?
• Quais as melhores metodologias, procedimentos e instrumentos de ensino e avaliação?
• As respostas precisam levantar como norte a realidade sócio-cultural do público escolar.
5º. Reuniões
• As discussões entre os membros da equipe ajudam a selecionar conteúdos, fugir da repetição e da rotina, integrar as diversas experiências de aprendizagem, evitar improvisações sem nexo e garantir segurança contra os constantes imprevistos da classe.
• Para cada disciplina, definir objetivos, competências que o aluno precisa desenvolver. Estabelecer metas com conteúdos mais significativos e procedimentos adequados. Procurar os recursos mais adequados e que serão utilizados na avaliação. É importante fazer o registro daquilo que o aluno a turma conseguiram desenvolver.

Resumo
A Proposta Pedagógica da escola, seu planejamento educacional, é o caminho para definir objetivos e meios para atingi-los.
• Que aluno a escola tem? Que aluno deseja formar? Qual a metodologia de trabalho mais adequada? Quais serão as formas de avaliação?
• Avaliar quais são os principais problemas e o que é possível fazer para resolvê-los?
• Propor ações que dêem respostas às necessidades e aos anseios da comunidade escolar, definindo o perfil, o jeito e a marca da escola.
• Um trabalho capaz de atender às exigências de todos, respeitando, obviamente, as responsabilidades de cada um.













CONTÉUDOS


• Conteúdo Atitudinal

1. VALORES: solidariedade, o respeito ao outro, a responsabilidade, a liberdade...
2. ATITUDES: cooperar com o grupo, ajudar os colegas, respeitar o meio ambiente, participar das tarefas escolares...
3. NORMAS: forma pactuada de realizar certos valores compartilhados por uma coletividade e indicam o que pode fazer e o que não pode se fazer no grupo.



CONSIDERA-SE QUE UM INDIVÍDUO APRENDEU:

1. UM VALOR: quando este foi interiorizado e foram elaborados critérios para tomar posição frente àquilo que deve ser considerado positivo ou negativo, critérios morais que regem a atuação e a avaliação de si mesmo e dos outros.

2. UMA ATITUDE: quando uma pessoa pensa, sente e atua de uma forma mais ou menos constante frente ao objeto concreto a quem dirige essa atitude.
a) Varia desde disposições basicamente intuitivas, com certo grau de automatismo e escassa reflexão das razões que a justificam, até atitudes fortemente reflexivas, fruto de uma clara consciência dos valores que as regem.

3. UMA NORMA; nos níveis:
a) Aceitação, embora não se entenda a necessidade de cumpri-la (além da necessidade de evitar uma sanção).
b) Conformidade, reflexão sobre o que significa a norma e que pode ser voluntária ou forçada.
c) Interiorização, quando se aceita como regras básicas de funcionamento da coletividade que o regem.




• Conteúdo Procedimental

Regras, técnicas, métodos, habilidades, estratégias, procedimentos. É um conjunto de ações ordenadas e com um objetivo definido. Ler, desenhar, observar, calcular, classificar, traduzir, recortar, saltar, inferir, espetar... Implica
a) Aprende-se a falar...falando; a caminhar...caminhando; a desenhar...desenhando; ...
b) É preciso fazê-lo tantas vezes quantas forem necessárias até que seja suficiente para chegar a dominá-lo.
c) Refletir sobre a própria atividade, tomando consciência da ação, não basta repetir um exercício a exaustão. Para poder melhorá-lo devemos ser capazes de refletir sobre a maneira de realizá-lo e quais são as condições ideais de seu uso.
d) Aplicações em contextos diferenciados, o aprendido usado em condições e situações nem sempre previsíveis. O que obriga as exercitações serem realizadas em contextos diferentes para que as aprendizagens possam ser utilizadas em qualquer ocasião.

• Conteúdo Conceitual

Os conceitos são o conjunto de fatos, objetos ou símbolos que tem características comuns. Envolvem também os princípios que se produzem num fato, objeto ou situação, descrevem relações de causa-efeito ou de correlação entre eles. São termos abstratos.
Texto trabalhado pelo Pedagogo Breno José de Araújo nas escolas públicas onde atua, servindo como referencial teórico para embasar sua prática profissional.
Referências Bibliográficas:
1-Revista Nova Escola – Editora Abril, edições do mês de dezembro dos seguintes anos: 2000, 2001 e 2002.
2-Didactica Magna (1621-1657) Iohannis Amos Comenius (1592-1670)
Versão para eBookeBooksBrasil.com Fonte Digital Digitalização de Didáctica Magna Introdução, Tradução e Notas de JOAQUIM FERREIRA GOMES Copyright: © 2001 FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
3- ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.