sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Escola ensina errado! II

A Escola ensina errado. Essa afirmação pode trazer polêmica e raiva contra a minha pessoa. Mas, é o que eu penso. Sou Pedagogo, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, trabalho em escola pública desde o ano de 1995, ou seja, tenho 15 anos de experiência.

Escolhi trabalhar em escola porque gostei de minha trajetória escolar enquanto aluno do Fundamental ao Médio. Fiz o Ensino Médio duas vezes (Contabilidade e Magistério). Lembro-me que quando estudava nos anos iniciais eu refletia sobre o que significava a escola, o que era e o que fazia. Lembro-me muito bem de prestar atenção ao que as professoras falavam entre si sobre o processo de alfabetização. Antes que eu fosse à escola fui apresentado à leitura através de meus tios que liam revistinhas em quadrinhos para mim, em casa. Quando aprendi a ler, eu passei a ler essas revistinhas até a decorar o texto e enjoar deles querendo mais.

Li todos os livros didáticos que tinha dos anos anteriores. Começei a escrever redações e escrever com gosto. Lembro-me de ter participado de um concurso de redação sobre o meio ambiente. Lembro-me de ter perguntado à professora sobre o resultado do concurso. Lembro-me dela não ter resposta para me dar. Lembro-me e agora reflito que a Escola ensina errado quando se produz para nada. Quando se escreve uma redação e ela cai num limbo. Pode até ter uma motivação inicial mas, depois, não há uma continuidade. A Escola ensina errado quando não dá continuidade em nada. De uma atividade pula-se para outra e para outra e outra. Uma atividade não complementa a anterior, não retoma, não acrescenta ou muito menos conclui. A Escola ensina errado! Vou desenvolver melhor a ideia nos próximos posts.

Breno José de Araújo
Ibirité - Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário